terça-feira, 19 de novembro de 2019

Mais Luis Gama e menos Zumbi dos Palmares!

Infelizmente o movimento negro, alinhado a partidos de esquerda, prefere cultuar uma figura abjeta de nossa história ao invés de Luís Gama, merecedor de toda a estima. Tudo para criar uma estória fantasiosa em torno de Zumbi que simule a famigerada luta de classes ou coisa parecida.
Quero reabilitar a figura de Gama como exemplo verdadeiro de luta e vitória contra o racismo, afinal merecemos bons exemplos e referências.

3 comentários:

Anderson disse...

Zumbi dos Palmares tinha escravos, amigo? Tá lendo Leando Narloch? Isso é um debate até hoje e nem os principais estudiosos sobre escravidão no Brasil afirmam isso. Nenhum dos dois foi esquecido pelo movimento negro, mas foram pela sociedade brasileira. Zumbi é sinônimo de resistência, luta, bravura. é bom pesquisar um pouquinho mais sobre o assunto antes desses post, só se não quiser ser ignorante, mas se quiser ser, ngm liga tbm.

Unknown disse...

Não! Não apenas o Luís Gama foi esquecido, mas muitos outros heróis que lutaram pelo fim da escravidão foram esquecidos pelo Movimento Negro que dão destaque apenas ao Zumbi dos Palmares.

Uma figura equidistante que não sabermos quase nada sobre ele, se houveram outros antes dele ou se eram mais de um negro resistente ou como era a personalidade dele.

O problema é que muitos historiadores o idealizaram como um herói "perfeito" por luta contra escravidão. Pouco me importa se tinha escravos ou não, era muito comum os próprios negros terem outros negros como escravos não apenas na África, mas no Brasil também!

Leninha disse...

A História de Chico Rei não é tão famosa quanto a de Zumbi. Chico Rei ajudou a libertar muitos escravos também. A pouco tempo que vi o filme Doutor Gama e me interessei pela biografia dele, muito legal! Vivendo e aprendendo sempre ...