Estudantes de ensino superior invadiram a prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, na terça-feira (10), para exigir o retorno do passe livre universitário, que isenta os alunos de pagaram pelo transporte público do município. Os manifestantes carregavam bandeiras com símbolos e figuras da esquerda, como Che Guevara.
– "Já fizemos reunião, ofício, ato simbólico, e nada. O governo só enrola. Fizemos essa ocupação pacífica da prefeitura pra conseguir uma resposta definitiva, porque o prefeito não nos responde" – declarou Ruan Vidal, presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (Aerj), em entrevista ao jornal O Dia.
Participaram do ato a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), a União Estadual dos Estudantes (UEE), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Unisuam e da Unirio.
– "Nossas atividades já voltaram, e algumas nunca pararam. A gente tem vários cursos na UFRJ que já voltaram. Nossos estágios presenciais voltaram ano passado e, mesmo assim, não voltou o Bilhete Único Universitário. Tem estudante estagiando no combate à Covid-19 e, mesmo assim, está pagando passagem" – declarou Antônia Veloso, uma das estudantes que participou do ato.
Em resposta, a prefeitura do Rio afirmou que se sensibiliza com os estudantes e empenha-se em procurar soluções para o retorno do benefício, criado durante o governo anterior de Eduardo Paes.
– "Mas, neste momento, já descartamos dar subsídios para as empresas de ônibus, assim como não é possível aumentar a tarifa para promover um equilíbrio do contrato" – diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário