quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O fenômeno Jair Bolsonaro desconcerta o "establishment" e pode romper os grilhões que amarram o Brasil

O Presidente Jair Bolsonaro esteve nesta quarta-feira em Minas Gerais quando participou da cerimônia que marcou a retomada do Forno 1 da Usiminas na cidade de Ipatinga a 216 km de Belo Horizonte.
A Usiminas havia desligado o alto-forno em decorrência da queda na demanda por aço decorrente da retração econômica determinada pela pandemia do vírus chinês. 
Nos vídeos acima dois momentos da presença do Presidente Jair Bolsonaro em Ipatinga. No primeiro a solenidade que marcou a retomada do Forno 1 da Usinimas e, logo abaixo, a grande massa popular que saudou o Presidente Bolsonaro. Aliás, trata-se de vídeo veiculado pela conta do Presidente Jair Bolsonaro no Twitter.
Como se pode notar havia uma verdadeira multidão em busca de selfies com o Bolsonaro, destacando-se, por exemplo, uma menina agitando um cartaz com um pedido: "Realiza o meu sonho: uma foto com você", comprovando a alta popularidade do Presidente Jair Bolsonaro, aliás fato registrado nas últimas pesquisas que aferiram as tendências políticas dos brasileiros.
Seja como for, o fato é que o prestígio de Bolsonaro é inconteste e expressa um fenômeno que não foi analisado pelos institutos de pesquisa e sequer citados pelos grandes veículos midiáticos, ou seja, a reação popular de apoio ao Presidente é a mesma que se registrou na campanha presidencial de 2018. Pelo ânimo popular que se vê em todos os lugares em que Bolsonaro aparece em público esse nível de apoio talvez já seja maior do que ocorreu na campanha presidencial!
E até agora nem a pandemia do vírus chinês, nem a série de ciladas políticas armadas pelos 33 partidos políticos existentes no Brasil foram capazes de abalar o Presidente Bolsonaro e muito menos diminuir o nível de apoio popular. 
Pode-se afirmar sem sombra de dúvida que ocorre pela primeira vez ao longo dos 130 anos da República o maior desafio popular ao 'establishment', esse contubérnio de poderosos que desde o golpe da República vinha dando as cartas no jogo político. Reputo como fundamental para entender o momento político brasileiro este fenômeno, ou seja, o povo brasileiro peitando os ditos poderosos do "establishment". 
É importante notar que nem mesmo as manipulações pelo "establishment" dos suposto donos dos Poderes da República e de toda a grande mídia são capazes de esmaecer o ânimo popular em favor do Presidente Jair Bolsonaro. Este é portanto um fenômeno sócio-político interessante demais para ser deixado de lado. 
Mas por enquanto os ditos intelectuais, principalmente das academias, teimam em analisar o momento político brasileiro louvando-se em métodos e conceitos já esmaecidos pelos fatos. 
Está aí um bom tema para ser abordado na primeira semana do próximo mês de setembro que culmina no dia 7 com as comemorações da Independência do Brasil.

Nenhum comentário: