O presidente Jair Bolsonaro se encontrou com lideranças indígenas de diferentes etnias e com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, na manhã desta quinta-feira (12), no Palácio do Planalto. Dentre os temas abordados, foi discutido o desenvolvimento de atividades produtivas em reservas indígenas.
Ao cumprimentar os indígenas que estavam na frente do Palácio do Planalto, Bolsonaro afirmou que seu trabalho é ajudá-los: “Quero dar um norte para que vocês possam realmente produzir”.
Em seu discurso, o chefe do Executivo reforçou a autonomia e o protagonismo indígena no país.
– "Queremos cada vez mais dar liberdade ao nosso povo. Quero cada vez mais democracia, quero cada vez mais [que] as instituições de maneira geral sejam respeitadas, sejam valorizadas" – disse o presidente
Segundo Bolsonaro, o objetivo, tanto dele quanto do parlamento, é que a população indígena cresça e mostre seu valor para o país. O presidente, no entanto, lamentou que a legislação impeça que isso ocorra.
– "Algumas etnias já fazem isso, mas a grande maioria ainda está presa a uma legislação que deve ser mudada" – pontuou.
Bolsonaro cumprimentou as pessoas e recebeu presentes, como cocares e outros acessórios indígenas. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), acompanhou o presidente na conversa com indígenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário