sábado, 17 de abril de 2021

Governadores continuam retendo vacinas. PGR quer saber por que fazem isto

Um levantamento do Giac, feito a partir do vacinômetro da plataforma do Localiza SUS, mostra que enquanto o governo federal contabiliza 48.088.916 doses das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz enviadas aos Estados e ao Distrito Federal, somente 32.160.509 doses dos imunizantes foram aplicadas a população. 
O site Poder360 fez levantamento e constatou que os governadores levam 17,8 dias para aplicar as vacinas, tudo depois que recebem as doses enviadas pelo governo federal.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou ofício aos 27 governadores pedindo esclarecimentos sobre a diferença entre o número de doses de vacinas que o Ministério da Saúde diz ter distribuído e doses efetivamente aplicadas a população.
Ontem, por exemplo, o governo do Rio Grande do Sul registrou ter recebido 3,6 milhões de doses e aplicado apenas 2,4 milhões de doses, retendo 1,2 milhões de doses. 
Para examinar a tabela
https://vacina.saude.rs.gov.br/
Apesar de o ministério da Saúde ter recomendado aplicação integral das doses, conforme a PGR, o governo Eduardo Leite e seus colegas sustentam a orientação para que os gestores locais continuem estocando lotes para garantir a segunda aplicação das vacinas, o que não é admitido.
Os líderes locais receberam ofícios do MPF (Ministério Público Federal) pedindo informações sobre o ritmo da imunização contra a covid. O prazo para resposta é de 10 dias.

Nenhum comentário: