sexta-feira, 30 de julho de 2021

Fake news do STF cria crise política sem precedentes entre o Poder Executivo e o STF

 
Em vídeo publicado na página oficial do STF no Facebook, a Corte indaga: “Uma mentira contada mil vezes vira verdade?”. O vídeo informa que, conforme decisão do plenário, União, Estados e municípios têm competência concorrente para agir na pandemia. 
O presidente Jair Bolsonaro rebateu o Supremo Tribunal Federal (STF) em conversa com apoiadores ao deixar o Palácio da Alvorada. Ao comentar o vídeo divulgado pela Corte em que o tribunal nega ter limitado o poder de ação do governo federal durante a pandemia de covid-19, Bolsonaro classificou essa informação como “fake news“.
Rebateu a nota do Supremo dizendo que não tirou poderes meus. Isso é fake news. O STF decidiu que as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos não poderiam ser modificadas por mim. Então, o Supremo, na verdade, cometeu crime, ao dizer que prefeitos e governadores, de forma indiscriminada, poderiam simplesmente suprimir todo e qualquer direito previsto no artigo 5º da Constituição. Foi mais que um estado de sítio.
Este caso introduz uma crise política e institucional sem precedentes entre os Poderes Executivo e Judicial.

Nenhum comentário: