terça-feira, 27 de julho de 2021

Ministro da Cultura, Mario Frias, afirma que Museu da Língua Portuguesa ‘vandaliza’ cultura ao usar pronome neutro.

A chamada linguagem neutra empobrece a língua portuguesa 
e visa apenas atender reclamos de minorias sociais muito específicas e não determinantes.

O secretário especial da Cultura, Mario Frias, criticou o uso do pronome neutro “todes” pelas mídias sociais do Museu de Língua Portuguesa. “O governo federal investiu R$ 56 milhões nas obras do Museu da Língua Portuguesa, para preservarmos o nosso patrimônio cultural, que depende da preservação da nossa língua”, disse o secretário. “Não aceitarei que esse investimento sirva para agentes públicos brincarem de revolução". disse Frias. “Se o governo paulista se comporta como militante, vandalizando nossa cultura, não o fará com verba federal”, asseverou.
O Museu da Língua Portuguesa adotou a escrita de pronome neutro em seus perfis nas mídias sociais. Em 12 de julho, a instituição publicou um post em que aparece escrito o termo “todes”, apesar de ele ser inexistente nas normas oficiais do idioma.
Escreveram os "doutores" do Museu:
Nesta nova fase do MLP, a vírgula – uma pausa ligeira, respiro – representa o recomeço de um espaço aberto à reflexão, inclusão e um chamamento para todas, todos e todes os falantes, ou não, do nosso idioma: venham, voltamos! #31JulhoMLP pic.twitter.com/5fMXTlBIJI— Museu da Língua Portuguesa (@MuseudaLingua) July 12, 2021

Nenhum comentário: