sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Governo poderá ser obrigado a apresentar plano de vacinação ‘sem vacina’

Vamos fazer uma viagem de carro? Oba, vamos sim …
Vamos traçar a rota da viagem? Oba, vamos sim …
Ops … esqueci de um detalhe … não tenho carro …

No último dia 24, o ministro Ricardo Lewandowki (STF) apresentou seu voto a favor da ação que obriga o governo federal a apresentar um plano de vacinação contra o vírus chinês em 30 dias.
Lewandowski, que é o relator do caso, antecipou sua posição para o plenário … o assunto estava marcado para ser discutido no próximo dia 04.
A partir de agora, os outros ministros irão votar para determinar (ou não) que o governo adquirira a vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em suposta ‘parceria’ com o Instituto Butantan.
Lewandowski destacou que não cabe ao Estado brasileiro se pautar por “critérios políticos, partidários ou ideológicos” ao escolher as vacinas contra a Covid-19 que serão distribuídas à população.
“… a indefinição sobre os critérios de inclusão de determinadas vacinas no Plano Nacional de Imunizações gera perplexidade e insegurança na comunidade médico-científica e acarreta indesejável desconfiança sobre os propósitos das autoridades sanitárias.”
Pois bem … até aqui, Lewandowski teria razão, se não fosse por um ‘mero detalhe’ … A VACINA AINDA NÃO EXISTE!
Em relação à CoronaVac, a Anvisa, órgão responsável pela aprovação de uma futura vacina, declarou esta semana que:
O Instituto Butantan não entregou o resultado de nenhuma fase de pesquisa clínica com seres humanos para a Anvisa …
… até o momento, a Anvisa recebeu somente dados pré-clínicos, que são dados anteriores aos testes com seres humanos, ao contrário do que foi afirmado de que dados referentes à fase 3 já haviam sido entregues …
Também foi destacado pela Anvisa que:
… a distribuição do imunizante sem a aprovação da agência seria um risco à população brasileira.
OU SEJA, AINDA NÃO TEMOS VACINA APROVADA … SEJA DA CHINA OU SEJA DO RAIO QUE O PARTA … SE NÃO TEMOS VACINA, COMO TRAÇAR UM PLANO DE VACINAÇÃO?!?
Guilherme Fiúza, comentarista político, definiu bem essa situação:
“COMO DESMORALIZAR UMA ALTA CORTE JUDICIÁRIA? BASTA FAZÊ-LA ARREGANHAR OS DENTES A TODA HORA EM ÍMPETOS FASCISTOIDES COM IGNORÂNCIA FANTASIADA DE CIÊNCIA E POLITICAGEM ENCOBERTA POR FALSA EMPATIA. TODOS QUEREM RESPEITAR O STF, MENOS O PRÓPRIO”.

Nenhum comentário: