Em comunicado à imprensa na manhã de hoje(30), a Moderna Therapeutics, empresa de biotecnologia dos EUA, disse que novos dados do ensaio apontaram que sua vacina é 94% eficaz na prevenção do coronavírus e 100% eficaz na prevenção de casos graves da doença.
O texto afirma que nenhum participante do estudo (entre os que receberam a vacina) desenvolveu um caso grave, fato descrito como “absolutamente notável”.
De acordo com o anúncio, o FDA se reunirá para considerar a liberação da vacina no dia 17 de dezembro.
Se aprovada, a empresa espera ter 20 milhões de doses prontas, o que daria para vacinar 10 milhões de pessoas, pois a vacina exige duas doses.
A empresa informou que está a caminho de fabricar entre 500 milhões a 1 bilhão de doses globalmente em 2021.
A análise foi baseada em 196 casos de um ensaio clínico de Fase 3 e a eficácia foi consistente em todas as idades, raças, etnias e sexos.
O CEO da Moderna, Stéphane Bancel, declarou:
‘Acreditamos que nossa vacina fornecerá uma ferramenta nova e poderosa que pode mudar o curso desta pandemia e ajudar a prevenir doenças graves, hospitalizações e mortes.’
A nova declaração sugere que a vacina Moderna é a mais avançada até o momento.
Ela surge logo após a Universidade de Oxford anunciar que desenvolveu uma vacina que cria fortes sinais de imunidade em 99% das pessoas, independentemente da idade.
No entanto, ainda não se sabe a vacina (Oxford) impedirá as pessoas de desenvolverem o vírus, pois ainda foram divulgados estudos mais extensos de Fase 3, cujos primeiros resultados são esperados para as próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário