terça-feira, 17 de novembro de 2020

Trump promete ‘quebrar’ a China antes de passar o cargo a Joe Biden

O presidente Donald Trump está preparando um duro pacote de medidas contra a China, numa tentativa de ‘forçar’ o presidente eleito Joe Biden a continuar com a política linha-dura após assumir o cargo em 20 de janeiro.
Um alto funcionário da administração disse ao jornal The Post que nas próximas semanas o governo continuará a expandir a profundidade e a amplitude das ações históricas que foram implementadas nos últimos quatro anos para proteger os interesses vitais dos Estados Unidos e seus aliados, além de combater os comportamentos predatórios e coercitivos de Pequim.
Em 2018, Trump declarou guerra comercial contra o país comunista para forçar concessões que beneficiam as empresas dos EUA.
Inicialmente, o presidente dos EUA desenvolveu um relacionamento caloroso com Xi Jinping, mas a amizade foi por água abaixo quanto Trump acusou repetidamente a China de permitir que a pandemia COVID-19 se espalhasse pelo mundo, acusando a nação comunista de tentar encobrir o vírus ao invés de tentar conter os estágios iniciais.
John Ullyot, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, declarou:
“O PRESIDENTE TRUMP MUDOU TOTALMENTE O JOGO AO IMPLEMENTAR FORTES AÇÕES CONTRA O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS COM O OBJETIVO (E A NECESSIDADE) DE COMBATER AS POLÍTICAS PREJUDICIAIS DE PEQUIM.”
As ações planejadas contra a China foram relatadas na tarde de ontem (15).

Nenhum comentário: