segunda-feira, 31 de maio de 2021

Cortes do debate: Caio Coppolla X Kim Kataguiri (MBL)

 
Cortes do meu debate ao vivo (em 29/5) com o Deputado Federal Kim Kataguiri do MBL – a versão integral está em https://bit.ly/CaioXKim
Nesta edição, priorizei as minhas falas sobre os 5 temas em discussão: Eleições 2022, Bolsonaro e a Direita, Pandemia, Infraestrutura e Emprego.
Há duas mensagens fundamentais que eu tentei transmitir ao longo do debate – a 1ª é essa aqui: “DESÂNIMO E DESESPERANÇA SÃO ARMAS DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA – existe um Brasil que está dando certo e que está sendo varrido para debaixo do tapete por uma questão de militância”. A 2ª mensagem é sobre a Eleição de 2022, no seu cenário mais provável (são os cortes iniciais deste vídeo, com as falas que eu transcrevo mais abaixo.
Tema “Eleições 2022”:
“Eu sou um entusiasta da democracia e eu adoraria viver num país em que a realidade eleitoral nos propiciasse uma série de bons candidatos com os quais nós nos sentíssemos representados. Eu não tenho nenhum preconceito contra uma candidatura de 3ª via, de 4ª via, de 5ª via – isso seria salutar. Mas eu vivo no mundo real e, de tudo que foi falado no debate, eu gostaria de transmitir uma mensagem pro nosso espectador:
NÃO EXISTE EQUIVALÊNCIA MORAL ENTRE LULA E BOLSONARO.
Ainda que todas as acusações contra o atual Presidente da República fossem verdadeiras – e elas provavelmente não são – BOLSONARO ESTARIA PARA LULA ASSIM COMO UMA UNHA ENCRAVADA ESTÁ PARA UM PÉ QUEBRADO, e o Brasil precisa caminhar... e caminhar com o pé quebrado é infinitamente mais difícil.”
“BOLSONARO, DE VEZ EM QUANDO, ENFRENTA O SISTEMA; LULA É O SISTEMA”.
“E é uma pena ver jovens promissores como o Kim Kataguiri falando que em um eventual 2º turno (entre Lula e Bolsonaro) ANULARIAM O VOTO; eu repito: não existe equivalência moral entre Lula e Bolsonaro [...] Nada chegaria aos pés do mal que seria para o Brasil a volta do LuloPetismo”.
“Se fosse pra falar em uma metáfora de cinema:
Bolsonaro é tipo um “RAMBO”: está na selva, é um sobrevivente, arranja confusão com cada um que cruza seu caminho; JÁ O LULA É O “PODEROSO CHEFÃO”: ele não move um músculo [...] e tem um monte de gente fazendo o TRABALHO SUJO pra ele, inclusive o MBL, que fica desgastando o governo e pessoas da direita que não pensam estritamente como o Movimento.”
MUITO OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA DO DEBATE: nossa mensagem chegou a mais de 1% da população brasileira.
Caio Coppolla - Bacharel em Direito e comentarista político

Nenhum comentário: