terça-feira, 6 de outubro de 2020

A realidade dos fatos ✰ Artigo de Rodrigo Miceli

Os que estão reclamando do abraço de Bolsonaro em Dias Toffoli queriam que ele fizesse o quê? Que Bolsonaro chegasse para a reunião dando um tapa na cara do Ministro, virando a mesa e rodando a baiana? Meus amigos, não sejamos ingênuos quando o assunto é poder: ninguém ali se gosta, mas têm de conviver. 
A Esquerda não transformou o Brasil num país socialista de uma hora para outra. Foram QUARENTA ANOS de ocupação de espaços, desde sindicatos, universidades, mídia, até funcionalismo publico do qual a presidência é a cereja do bolo. A Esquerda não fez cara feia nem bateu pezinho, ela jogou o jogo do poder e foi se espraiando por todas as esferas. 
Sejamos francos: o populismo da Esquerda no Brasil só será vencido por um populismo de Direita. Ponto. Qualquer um que pense que um país com dezenas de milhões de analfabetos, mais dezenas de milhões de analfabetos funcionais, com a chaga do narcotráfico influenciando as eleições, com toda esta ZONA acontecendo, vai votar consciente por princípios politico-filosóficos ideais. Não vai. Nem em primeiro mundo isto tem ocorrido mais. A política das massas toma conta - este é um dado da Realidade e viver em negação não vai ajudar; simplesmente desistir do processo também não. 
A Direita não tem a mesma paciência e sabedoria que a Esquerda teve e quer partir logo para rupturas traumáticas, quer resolver em quatro anos o que foi feito em quarenta. Isto é infantil e só nos traz prejuízos. Querer fazer algo que você não tem o poder para fazer só te expõe e faz com que o adversário saiba o que você está pensando. 
Quando a Direita estava preocupada somente em estudar autores conservadores e liberais e se reunir em grupos de estudo, ela cresceu, se espalhou pelo Brasil silenciosamente, formou uma grande onda! Daí, com uns seis anos de gestação e ainda com pouquíssima mobilização, já resolveu pôr as caras na disputa de poder, batendo de frente com um poder estabelecido há décadas. Resultado? Está sendo massacrada, desmantelada - ser conservador ou de Direita tornou-se praticamente crime no Brasil. 
Não, não é justo censurar. Não, não é justo perseguir pessoas. Não, não é justo chamar a livre reunião de pessoas com interesses em comum de "associação criminosa". Não, toda esta clara perseguição política não é justa. Mas vocês esperavam algo diferente? A Esquerda tem todo o poder nas mãos... Está vendo um novo movimento surgir para tirá-la de lá. O que vocês esperavam que ela fizesse? Abafou o movimento enquanto ainda estava no princípio, é claro. 
O que a Direita fez foi chamar para a briga um sujeito que é cem vezes maior do que você. É claro que só poderia apanhar. Certamente Bolsonaro entendeu que falar grosso não resolve. Donald J. Trump fala grosso pois nos Estados Unidos o movimento conservador é tão enraizado na sociedade quanto o progressismo, há uma cultura conservadora, instituições conservadoras, sociedades civis organizadas conservadoras, e indivíduos conservadores em todas as esferas de poder. Trump não está sozinho, e a máquina americana não é completamente tomada por um lado só, como acontece no Brasil. 
Então, não sejamos ingênuos. Tudo o que Bolsonaro pode fazer é usar o poder de sua extrema popularidade para conseguir pequenas vitórias para a Direita. Desmantelar, no que for possível, esquemas viciados da estrutura do Estado, destravar um pouco a máquina pública promovendo desburocratização e fazer alianças internacionais que nos tirem da completa dependência chinesa. Num segundo mandato talvez ele possa fazer um pouco mais, especialmente se tiver um Congresso aliado. 
Seja como for, a política é a arte do possível, e querer o impossível só faz com que permaneçamos ingenuamente alienados num mundo de idealizações. 
Rodrigo Miceli

Nenhum comentário: