sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Vereadora protocola ação para obrigar apresentadores da Globo a usarem máscara na TV.

Vereadora na linha conservadora em Goiânia, Gabriela Rodart (Democracia Cristã) protocolou ação no fim da semana passada no Ministério Público de Goiás para obrigar apresentadores da Globo, inicialmente da afiliada da rede no estado, a TV Anhanguera, a usarem máscaras durante o comando do jornal ao vivo em estúdio. Ela quer que o MP goiano obrigue os âncoras a usarem a peça no ar, assim como a população tem sido. A vereadora espera que a medida, se aceita pela promotoria pública, seja ampliada para âmbito nacional. 
O Na Telinha teve acesso a representação da vereadora, que não fala em obrigação para as outras emissoras, apenas à Globo. Rodart tem sido defensora do uso não obrigatório de máscaras em Goiânia em 100% do tempo, afirmando que isso tem que ser uma escolha do indivíduo e não imposto pelo Estado. Na cidade, quem for flagrado sem o adereço pode receber multa de R$ 110. 
"Essa lei esdrúxula e mal elaborada tem servido como alvará para a mídia perseguir e constranger cidadãos nas ruas, apontando suas lentes difamatórias a pessoas que estão simplesmente seguindo suas vidas. Segundo a mídia cínica, lei é lei e deve ser cumprida. Pois bem, vamos exigir deles a coerência do que acreditam", disse Rodart no vídeo onde anunciou a representação. 
A vereadora cobra uso de máscaras nos estúdios da Globo, com exceção às transmissões feitas remotamente da casa de qualquer apresentador. Em todo o mundo, apresentadores de TV não estão usando máscaras nos estúdios para que a comunicação com o público seja feita de forma mais clara. Apenas repórteres de rua usam o dispositivo para incentivarem as pessoas quando saem. 
Apresentadores do Jornal Nacional só tiram a máscara quando começam a falar no ar 
Porém, no Jornal Nacional, por exemplo, os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos só retiram a máscara quando começam a falar. Mesmo no intervalo, quanto ainda estão no estúdio, ambos colocam sua proteção. 
Para Rodart, o padrão do não uso de máscaras no estúdio é hipócrita. "Essa é a minha posição e a defenderei até o fim. E essa mesma coerência que tenho em minha posição é a que cobrarei da mídia, que se julga no direito de atacar cidadãos por algo que seus próprios apresentadores não cumprem", concluiu. 
Gabriela Rodart foi eleita vereadora de Goiânia nas eleições de 2020 com 3.476 votos. Já na cerimônia de posse, ela decidiu não usar máscara em grande parte do tempo. Questionada sobre o assunto, Rodart afirmou que não vai usar a peça em tempo integral e que vai lutar para que as pessoas não paguem multa por isso.

Nenhum comentário: