domingo, 31 de janeiro de 2021

Xi ameaça os EUA: “Se nos isolarem, poderá haver confronto armado e iremos para um beco sem saída”

O esforço dos EUA para reunir o mundo contra a China corre o risco de deflagrar uma “nova Guerra Fria”, advertiu o presidente chinês Xi Jinping na segunda-feira (25) em seus comentários mais impressionantes até agora sobre a crescente luta pelo poder que se desenrola entre Washington e Pequim .
Em um discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça, Xi parecia mirar diretamente no presidente Biden, que ganhou as manchetes ao expressar o desejo de convocar uma cúpula internacional das democracias durante seu primeiro ano de mandato para cultivar uma frente contra regimes autoritários, como o da China .
Xi Jinping , que se dirigiu aos líderes mundiais por vídeo, advertiu que tais esforços levarão à divisão econômica e podem abrir caminho para o conflito armado – comentários duros em meio à incerteza sobre como o governo Biden planeja prosseguir com a política dos EUA em relação à China.
O líder chinês também declarou que o Partido Comunista Chinês (PCC) pretende tratar qualquer impulso liderado pelos EUA para isolar a China como um ataque abertamente hostil.
“CONSTRUIR PEQUENOS CÍRCULOS OU INICIAR UMA NOVA GUERRA FRIA, REJEITAR, AMEAÇAR OU INTIMIDAR OS OUTROS, IMPOR DELIBERADAMENTE DISSOCIAÇÃO, INTERRUPÇÕES NO FORNECIMENTO OU SANÇÕES E CRIAR ISOLAMENTO OU ESTRANHAMENTO SÓ VAI LEVAR O MUNDO À DIVISÃO E ATÉ AO CONFRONTO”, DECLAROU XI.
“NÃO PODEMOS ENFRENTAR DESAFIOS COMUNS EM UM MUNDO DIVIDIDO, E O CONFRONTO NOS LEVARÁ A UM BECO SEM SAÍDA”, disse o presidente comunista, de acordo com informações do jornal chinês Global Times.

Nenhum comentário: