terça-feira, 10 de março de 2020

10 de Março - Dia do Mergulhador de Combate

Um comentário:

vindodospampasoretorno disse...

O GRUMEC, Grupamento de Mergulhadores de Combate, é uma unidade militar de mergulhadores de combate para operações especiais da Marinha do Brasil. Com doutrina semelhante a do US Navy SEALs e a do Special Boat Service britânico, a sua função é a de se infiltrar, sem ser percebida, em áreas litorâneas e ribeirinhas, e executar tarefas como reconhecimento, sabotagem e destruição de alvos de valor estratégico. Localiza-se na Ilha de Mocanguê, Niterói, RJ

História

Os primeiros MECs foram fundados por dois oficiais e dois praças que concluíram o curso de UDT-SEAL norte-americanos em 1964. Fruto da experiência, foi criada em 1970 a Divisão de Mergulhadores de Combate na Base Almirante Castro e Silva. Em 1971, mais dois Oficiais e três Praças foram qualificados pela Marinha Francesa como "Nageurs de Combat". Mesclando as técnicas do curso francês, que priorizava as operações de mergulho, com as do curso norte-americano, que d1974, no Brasil, o primeiro Curso Especial de Mergulhador de Combate pelo atual Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro Aché (CIAMA).

A fim de atender adequadamente às crescentes solicitações da Esquadra e dos Distritos Navais, a Divisão de Mergulhadores de Combate foi transformada, em 1983, no Grupo de Mergulhadores de Combate, como parte integrante do Comando da Força de Submarinos. Em 1996, as Orientações Ministeriais determinaram a criação do Curso de Aperfeiçoamento de Mergulhador de Combate para Oficiais. A primeira turma desse curso foi formada em dezembro do mesmo ano.

No dia 12 de dezembro de 1997, pela portaria nº 371, o Ministro da Marinha criou o Grupamento de Mergulhadores de Combate, A nova organização militar, ativada no dia 10 de março de 1998, tem semi-autonomia administrativa e é diretamente subordinada ao Comando da Força de Submarinos, que lhe fornece seu principal meio de transporte.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupamento_de_Mergulhadores_de_Combate