sexta-feira, 27 de março de 2020

27 de Março - Dia da Inclusão Digital e Social

Um comentário:

vindodospampasoretorno disse...

Pensar a inclusão digital apenas como o processo de proporcionar um computador a alguém é diminuir muito as possibilidades que a democratização do acesso à tecnologia tem a oferecer.

A essência da criação da internet, descentralizar as informações, pode ter acontecido para atender a uma necessidade de guerra, mas é o que deu base e sustenta ainda hoje essa ferramenta que modifica diariamente a vida de milhões de pessoas.

Transformação

Sendo uma criação recente da humanidade, que passou muito tempo restrita às comunidades militar e acadêmica, é natural que grande parte da população ainda veja com ressalvas as mudanças que a internet já provocou em nossos comportamentos. Somos a última geração que lembra de como era o mundo “antes da internet” e é um privilégio viver e observar essas transformações, especialmente no dia a dia, no apoio ao trabalho, no crescimento humano e nas aplicações na educação e na saúde.

Não basta, entretanto, acesso à rede e um dispositivo, é preciso ter domínio dessas ferramentas. A internet é apenas um meio para dar voz a quem não teria outra maneira de se expressar e, para oferecer todo o seu potencial e ser realmente livre, precisa atingir a todos, não importa onde estejam.

No DOT digital group nos orgulhamos de fazer parte da pequena parcela da sociedade que tem o DNA da inclusão digital. Pensamos e desenvolvemos soluções de capacitação e inteligência que promovem melhores resultados, que são nossas especialidades. No dia 27 de março, Dia Nacional da Inclusão Digital, podemos lembrar o quanto ainda falta para que os brasileiros estejam, de fato, participando desse ambiente.

A inclusão digital caminha com a inclusão social
Capacitar uma pessoa para que possa aproveitar todas as oportunidades que um computador com acesso à internet tem a oferecer é um privilégio. No futuro, os dispositivos estarão cada vez mais conectados e essa troca constante de informações traz benefícios para toda a sociedade. Pessoas mais bem capacitadas e com mais informação têm condições de exercer melhor a cidadania, de fazer melhores escolhas e construir o país que desejamos.

Como disse o criador da internet, Sir Tim Berners-Lee “a internet não conecta máquinas, conecta pessoas”. A nossa motivação caminha com o mesmo sentimento, promover e conectar pessoas.

Um abraço,

Luiz Alberto Ferla - CEO do DOT digital group

https://dotgroup.com.br/pt/artigo/dia-nacional-da-inclusao-digital-o-foco-sao-as-pessoas