terça-feira, 31 de março de 2020

Resolução do Governo Doria infla números da Covid-19

Resolução do Governo João Doria determina que durante a situação de pandemia qualquer corpo, atestada ou não a infecção pelo novo coronavírus, deve ser presumidamente um portador potencial.
Trecho do Diário Oficial do Estado de S. Paulo de 21/03/2020.
A resolução da Secretaria de Saúde do Estado de SP estabelece essa presunção de infecção para que o manejo dos corpos obedeça um protocolo rigoroso. A intenção é evitar a infecção de outras pessoas que tiverem contato com a urna funerária. Até aí, tudo bem.
O problema é que para que tal protocolo seja observado, a causa mortis COVID-19 passa a constar nos laudos e certidões e, consequentemente, nas estatísticas. Essa medida vai gerar uma inflação de óbitos pela COVID-19, independente do motivo real da morte do indivíduo.
Resolução da Secretaria de Segurança Pública segue orientação do protocolo de manejo dos cadáveres da Secretaria de Saúde.
Além da fraude estatística, a medida vai gerar pânico e histeria social. Lamentavelmente alguns governantes estão usando a pandemia como instrumento de politicagem rasteira para atingir o Presidente da República Jair Bolsonaro.

Nenhum comentário: