sexta-feira, 27 de março de 2020

Por que você não consegue ficar em casa? Porque você é pobre, assim como eu

Porque você é pobre. Você é pobre, assim como eu, não tem bens, não tem casas de aluguel, não tem uma gorda conta bancária, terras ou aplicações financeiras que lhe garantiriam renda sem ter que fazer nada, absolutamente nada.
E você é pobre justamente porque existe uma minoria que é rica.
Se existe uma grande quantidade de trabalhadores pobres, é justamente porque existem uma pequena quantidade de patrões, empresários, como quiser chamar, que são muito, muito ricos!
Como eles ficaram ricos? Com certeza não foi por obra de uma varinha de condão e quase nunca pelo suor de seu próprio trabalho.
Ficaram ricos porque todo o sistema jurídico, político, econômico e ideológico favorece a classe social a qual pertencem ou da qual vieram a fazer parte.
Além do mais existem heranças, falcatruas, ideologias e um monte de injustiças.
Pagar um salário para seu empregado e receber cinquenta vezes mais (pra chutar baixo) é permitido, mas será que é ético?
Essas ideologias que citei são responsáveis por fazer com que você que é pobre e está com a corda no pescoço diante dessa crise, causada pela pandemia de Covid 19, defenda os patrões, que se enfrentarem dificuldades, farão isso em suas belas casas sem nada lhes faltar.
E você defende porque no fundo lhe ensinaram que ele vale mais que você, porque é empreendedor, visionário, mais responsável, sem considerar que você pode não ter tido as mesmas oportunidades, ou simplesmente é diferente, mas isso não justifica sua situação de penúria.
Em momentos de crise, as desigualdades costumam aumentar e as violências tornarem-se visíveis, mesmo que pipoquem por todos os lados atitudes solidárias.
E eu que tenho um pequeno comércio, uma fabriqueta, uma oficina, presto serviços, que estou dia a dia ao lado de meus funcionários e que também não tenho gordura pra queimar nesse momento difícil?
É arriscado, mas não inoportuno dizer, que você também é um trabalhador, mesmo com um pouco mais acesso e mentalidade burguesa.
Esse momento também ajuda a desvelar as ilusões que sustentamos e estimula outras atitudes.

Nenhum comentário: