sábado, 27 de março de 2021

Arthur Lira e presidente do parlamento chinês conversam sobre vacinas

Presidente da Câmara falou sobre reforço da parceria no combate à pandemia de Covid-19

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, revelou em sua conta no Twitter que o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), conversaram por meio de videoconferência na noite de quinta-feira (25).
De acordo com o representante diplomático chinês, os dois discutiram temas como o aprofundamento das relações bilaterais dos dois países e o reforço da parceria no combate à pandemia de Covid-19, especialmente no que diz respeito ao fornecimento de vacinas.
"Os dois presidentes trocaram sinceramente opiniões e manifestaram os interesses comuns de aprofundamento das relações bilaterais, ampliação do intercâmbio e cooperação parlamentares, além do reforço da parceria no combate à pandemia e nas vacinas" – escreveu Yang.
Em 9 de março, em carta enviada ao governo chinês, Lira pediu ao governo chinês que ajudasse o governo brasileiro a salvar vidas e defendeu o diálogo para o reforço dos laços entre os dois países. O presidente da Câmara citou o Brasil como um “grande parceiro da China”.
"Eu me dirijo ao governo chinês neste momento de grande angústia para nós brasileiros, para que nossos parceiros chineses tenham um olhar amigo, humano, solidário e nos ajudem a superar a pandemia, oferecendo os insumos, as vacinas, todo o apoio que este grande parceiro da China precisa neste grave momento" – escreveu Lira, na ocasião.
Um dia antes, também por meio de uma carta, o governo brasileiro já havia pedido ajuda à embaixada da China em Brasília para obter 30 milhões de doses da vacina BBIBP-Corv, produzida pela Sinopharm. O ofício foi assinado pelo agora ex-secretário-executivo do ministério da Saúde, Elcio Franco.
"Nesse contexto, muito agradeceria os bons ofícios de Vossa Excelência para averiguar a possibilidade da Sinopharm fornecer 30 milhões de doses da vacina BBIBP-Corv, em cronograma e preço a serem acordados, se possível, ainda no primeiro semestre de 2021" – declarava o documento.

Nenhum comentário: