quarta-feira, 22 de abril de 2020

22 de Abril - Dia Nacional da Mandioca

Um comentário:

vindodospampasoretorno disse...

A Embrapa Mandioca criou o Dia da Mandioca em 2007. O dia coincide com o Descobrimento do Brasil, propositalmente, devido à sua relevância para o país, desde a sua colonização.

De Norte a Sul do Brasil, a mandioca é cultivada e consumida. Encontramos receitas doces, salgadas e bebidas.

A utilização na ração humana também é bem conhecida, mas ouvimos falar pouco das outras utilizações, como fécula e amidos modificados para matérias-primas de papéis fotográficos, colas, cervejas, tintas, vestuário e embalagens biodegradáveis, em substituição a derivados de petróleo, etc.

Na culinária, vemos a presença da mandioca em pratos regionais, pratos do dia a dia e até na alta gastronomia.

Para falar sobre o assunto, o programa Nossa Terra entrevistou o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Joselito Motta, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a história e importância do cultivo da mandioca para o Brasil.

Joselito contou que os portugueses foram os descobridores do cultivo da mandioca e da sua relevância para o país. Quando os estrangeiros chegaram ao Brasil, em 22 de abril de 1500, se surpreenderam com a saúde dos índios que habitavam as terras brasileiras.

Em sua primeira carta ao rei de Portugal, Pero Vaz de Caminha destacou as características do povo indígena, de aparência robusta e saudável, e das comidas derivadas da mandioca, como a farinha de trigo e os bijus.

Segundo o pesquisador da Embrapa, a mandioca foi e é de tão grande importância para o país que a primeira Constituição Brasileira, de 1824, foi apelidada de “Constituição da Mandioca”.

Ainda, Joselito Motta ressaltou que, além de grande importância econômica para o Brasil, a mandioca também é de grande relevância social para o país. De acordo com ele, o cultivo do alimento é essencial para a segurança alimentar, pois a mandioca se difere dos outros alimentos quando em relação ao seu cultivo em lugares semiáridos.

Nesses locais, o plantio de milho e feijão, por exemplo, é prejudicado devido à falta de chuvas. Já no caso da mandioca, há uma resistência que favorece os produtores e famílias que dependem do seu cultivo para a alimentação. O vegetal resiste a longos períodos de estiagem devido ao grande acúmulo de energia em suas raízes.

O produtor agrícola é bem representado na Nacional da Amazônia: o Nossa Terra tem notícias sobre meio ambiente, agronegócio, pecuária, cooperativismo e novas tecnologias para o campo, além da previsão do tempo para toda a região, enfocando o setor agrícola.

https://radios.ebc.com.br/nossa-terra/edicao/2015-04/22-de-abril-dia-da-mandioca