domingo, 19 de abril de 2020

Alemanha anuncia ter controlado o vírus

A partir de segunda-feira, 20, lojas de até 800 metros quadrados serão autorizadas a reabrir as portas:

Após um mês de restrições sociais, a Alemanha, o quinto país mais afetado do mundo pela covid-19, anunciou nesta sexta-feira, 17, que a epidemia está sob controle no país.
“Podemos dizer agora que as ações têm funcionado. Conseguimos passar de um crescimento dinâmico a um crescimento linear e as taxas de infecção diminuíram de maneira significativa”, destacou o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn.
“Outro dado importante e encorajador é que, desde 12 de abril, mais pessoas são curadas todos os dias do que o número de novas infecções”, disse ele em entrevista coletiva, explicando ainda que a Alemanha já testou, até o momento 1,7 milhão de pessoas.
A taxa de infecção de pessoa para pessoa caiu para 0,7% na Alemanha, de acordo com dados divulgados na noite de ontem, pelo Instituto Robert Koch, a autoridade federal responsável pelo monitoramento epidemiológico.
É a primeira vez que esse índice cai abaixo de 1%, destacou o presidente da instituição, Lothar Wieler, lembrando que a taxa foi de 1,3% no início do mês.
A Alemanha impôs restrições significativas em todo o território, desde o fechamento de escolas e locais culturais até a proibição de agrupamentos nas ruas.
A partir de segunda-feira, 20, lojas de até 800 metros quadrados serão autorizadas a reabrir as portas, desde que sigam regras rígidas de higiene. As escolas vão retomar as aulas a partir do dia 4 de maio, começando pelos alunos mais velhos, se acordo com a Rádio França Internacional.
Grandes eventos, como concertos ou competições esportivas, permanecem proibidas até pelo menos 31 de agosto.
Agrupamentos de mais de 2 pessoas também são interditados em locais públicos e os alemães devem respeitar uma distância mínima de 1,5 metro. Teremos que “aprender a conviver com o vírus”, insistiu o ministro da Saúde. 
Revista Oeste

Nenhum comentário: