segunda-feira, 13 de abril de 2020

Os paulistas sabem que João Dória foi condenado a devolver aos cofres públicos Cz$ 6,5 Mi por desvio de verbas no governo Sarney?

Em 21 de fevereiro de 1991, o jornalista Cleber Praxedes publicou no Jornal do Brasil uma matéria sobre desvio na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). No centro das acusações estava João Doria Jr, que havia sido presidente da autarquia especial do Ministério do Turismo.
Nossa Política reproduz abaixo texto da matéria publicada pelo Jornal do Brasil:

Ex-diretoria da Embratur terá que devolver Cz$ 6,5 milhões
Cleber Praxedes

O ex-presidente da Embratur, João Dória Júnior, e toda a ex-diretoria da empresa durante sua gestão foram intimados ontem pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a recolherem aos cofres públicos 6 milhões 569 mil cruzados, atualizado em valor de hoje, desviados irregularmente no período de 1987 a 1988. Doria, além disso, será ouvido pelo tribunal por outra irregularidade: em 1988 conseguiu financiamento externo junto á Comunidade Econômica Europeia (CEE) não contabilizado empresa e administrado por pessoas ligadas diretamente a ele, inclusive, parentes.
Pela inspeção extraordinária realizada pelos técnicos do TCU, este empréstimo conseguido junto a CEE, segundo informou um assessor da presidência do TCU, parece ter sido utilizado corno caixa dois. “Como não foi contabilizado. o financiamento dá muita margem a desvios”, explicou o assessor.

Nenhum comentário: