quarta-feira, 8 de abril de 2020

Respiradores artificiais, a conta que não bate. Algo está sendo escondido da população?

Nunca se falou tanto em respiradores …

A grosso modo, o respirador é um equipamento que proporciona ventilação artificial em seres humanos … utilizado em casos graves [e muito graves], ele é essencial quando o pulmão do paciente está muito comprometido.
Normalmente, esses dispositivos estão disponíveis em leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) … o que não significa que toda UTI tenha esse equipamento.
O Brasil conta tem hoje 65.411 respiradores, dos quais 46.663 estão disponíveis no SUS e 18.748 na rede privada, de acordo com dados do Ministério da Saúde … desse total, pouco mais de 61 mil estão aptos para uso.
A conta que não bate
Os EUA possuem hoje mais de 160 mil respiradores … na última semana, o governador Andrew Cuomo, de New York [epicentro do surto nos EUA], disse que seu estado presaria de [no mínimo] 30.000 equipamentos para tentar dar conta da demanda … os EUA possuem 50 estados.
Repetindo: Somente o estado de NY precisaria de [no mínimo] 30.000 respiradores, disse o governador.
Trump minimizou a declaração de Cuomo dizendo que se tratava de um exagero.
Aqui no Brasil, a conversa não é diferente.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, havia anunciado uma compra de 15 mil respiradores da China … a tal compra foi cancelada devido à falta de compromisso [dos fornecedores chineses] no prazo de entrega [que seria de 30 dias].
Na tarde de hoje, o ministro declarou que a estratégia mudou e uma empresa nacional irá produzir 6,5 mil respiradores em 90 dias … outros milhares ainda precisarão ser comprados.
Na redes sociais, estão surgindo [além do pânico provocado pela grande mídia] vários questionamentos que não estão sendo respondidos pelo governo.
Alguns deles são:
Já passamos por outras epidemias respiratórias e nunca as autoridades se preocuparam tanto em adquirir esses equipamentos. O que está sendo ocultado?
Se o vírus chinês é tão grave, rápido e fatal, o prazo de 90 dias [para a entrega desses equipamentos] significa o quê? Que várias pessoas morrerão por falta de respiradores? E até lá?
O que o governo está fazendo para evitar que milhares e milhares de brasileiros possam chegar no estágio de precisar de um respirador? A hidroxicloroquina seria uma saída?
Se o governo está trabalhando com um prazo mínimo de 90 dias [para a entrega desses equipamentos], isso significa que essa pandemia ainda está prevista para vários meses?
O governo quer aumentar o número de respiradores em 25%? O que eles estão escondendo? Quando foi que eles se preocuparam tanto com a saúde do povo?

Nenhum comentário: