quarta-feira, 3 de março de 2021

O estado é pior que a doença.

Alô, é o Governador?
- Sim, pode falar.
- Eu sou empresário, uns homens seus disseram que é para eu fechar meu negócio e ficar em casa.
- Sim, é para o seu bem, fique em casa.
- Ok, mas o que faço com meus funcionários?
- Eles também devem ficar em casa.
- Mas não tenho como manter eles empregados sem produzirem.
- Ok, o Presidente vai ajudar a pagar até 50% do valor que eles recebem.
- E como faço com o aluguel da empresa e minhas despesas?
- O governo vai dar R$ 600 para todo mundo.
- Não é para todo mundo, é para os autônomos, e mesmo que fosse, não é o suficiente, como vou pagar minhas contas e ainda me alimentar?
- O governo federal disponibilizou uma linha de crédito para micro e pequenas empresas.
- Eu sei, eu tentei, mas o banco rejeitou o empréstimo, outras empresas maiores pegaram antes de mim, 70% dos que solicitaram ficaram sem.
- Veja bem, é para sua segurança.
- Ok, mas o que faço com os impostos, não tenho como pagá-los.
- Vamos suspende-los por 3 meses, depois você pode pagá-los parcelados.
- 3 MESES? Não vou aguentar tanto tempo fechado, mesmo que abra depois de 3 meses não vou ter dinheiro para pagar nem os fornecedores, muito menos manter meus funcionários ou meu aluguel, quanto mais os impostos.
- Amigo, apenas fique em casa, ok? É para o seu bem.
- Ok, vou demitir meus funcionários, entregar a loja para o proprietário do imóvel e baixar meu CNPJ.
- Não vai não, a Receita Federal está atendendo só sob agendamento, a Junta Comercial só por e-mail, o seu contador está sobrecarregado de tanto seguro desemprego, declaração de imposto de renda e 80% dos clientes dele não pagaram, ele também vai ficar em casa.
- Deixa eu ver se entendi: não posso demitir, não posso trabalhar, não posso pegar empréstimo, querem que eu pague aluguéis e funcionários com um pouco de ajuda, e daqui a 3 meses pague impostos parcelados, não me deixam fechar minha empresa e ainda querem que eu fique em casa, sendo que daqui a 3 meses vou ser despejado por falta de pagamento, processado por não pagar direitos trabalhistas, vou ser multado por não ter a contabilidade em dia, meus fornecedores vão negativar o meu nome, deixando ele sujo na praça, minha empresa vai a falência, vão penhorar meus bens, vou ficar desempregado, quebrado, com nome sujo e ainda posso ser preso...
Tudo isso porque querem que eu fique em casa e ainda acham que isso é para o meu bem?
- Exatamente.
- Mas qual é a taxa de mortalidade desse vírus?
- 0,1% das pessoas que tiverem, morrem.
- Quer dizer que eu tenho 99,9% de chance de sobreviver!
- Exatamente, mas fique em casa, é para a sua segurança.
Conclusão:
O Estado é pior do que a doença.
Autor desconhecido.

Um comentário:

abrahao finkelstein disse...

A conclusão está perfeita. O Estado se tornou um ser inoperante, gastador e cabide de empregos com estabilidade. Um acinte para quem tem que morejar pra trazer o pão pra família. Chega!!!