quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

24 de Fevereiro - Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

Um comentário:

vindodospampasoretorno disse...

O Dia da conquista do voto feminino no Brasil foi instituído através de um decreto do presidente Getúlio Vargas em 1932.

- Faz só 83 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino.

O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

NOTA:

Mas antes disto, uma cientista, líder feminista e política paulista chamada Berta Maria Júlia Lutz foi uma das pioneiras pela luta em prol do voto feminino e igualdade de direitos entre homens e mulheres neste país. Em 1922 , ela representou as brasileiras na assembleia-geral da Liga das Mulheres Eleitoras nos Estados Unidos, onde foi eleita vice-presidente da Sociedade Pan-Americana. Ao regressar, criou a Federação Brasileira para o Progresso Feminino a fim de continuar a luta pela extensão de direito de voto às mulheres, até o decreto ser sancionado por Getúlio Vargas.

http://radiomongagua.blogspot.com/2015/02/24022015-terca-feira-dia-da-conquista.html