quinta-feira, 28 de novembro de 2019

29 de Novembro - Dia da Amizade Brasil-Israel

Um comentário:

vindodospampasoretorno disse...

Criado o Dia da Amizade Brasil-Israel

A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta terça-feira (07/06/2005), parecer favorável a projeto do senador Marcelo Crivella (PL-RJ) que institui 29 de novembro como o Dia da Celebração da Amizade Brasil-Israel (PLS 56/05). A ideia é fomentar as relações de cooperação política, econômica e cultural entre os dois países, explicou o relator, senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE). A matéria será ainda analisada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), onde receberá decisão terminativa.

Durante a discussão da matéria, Crivella destacou a amizade que une os brasileiros a árabes e judeus e afirmou que não é a fé que cria desavenças, e sim a religião. O senador Demostenes Torres (PFL-GO) lembrou que apoiar Israel "não significa ficar contra os árabes" e manifestou-se favoravelmente à proposta. O senador Romeu Tuma (PFL-SP), que tem origem árabe, contou que a comunidade convive bem com os israelenses no Brasil e disse que a aprovação da proposta mostra que o Brasil está comprometido com a paz no Oriente Médio. O presidente da CE, senador Hélio Costa (PMDB-MG) afirmou que a data lembrará que o Brasil é um país onde as nacionalidades diversas convivem em harmonia e demonstra "a vontade de promover a paz entre os povos".

Foi aprovado ainda requerimento de autoria dos senadores Hélio Costa, Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Flávio Arns (PT-PR) que determina a realização de audiência pública conjunta da CE com as subcomissões permanentes de Cinema, Teatro e Comunicação Social e de Ciência e Tecnologia para debater a regulamentação de artigos da Constituição Federal que regulamentam meios de comunicação eletrônicos. A comissão aprovou também 15 projetos de decretos legislativos que autorizam e renovam concessões de funcionamento de emissoras de rádio e TV.

Os senadores também decidiram realizar levantamento de propostas que regulamentam a veiculação de programas na televisão antes de votar projeto de lei do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), com parecer favorável do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que obriga as emissoras mantidas pelo poder público a veicular imagens de pessoas desaparecidas (PLS 90/04). O senador Demostenes Torres afirmou existirem estudos apontando que se todos os projetos em tramitação tratando da obrigatoriedade de veiculação de programas fossem aprovados, essas atrações tomariam 27 horas da programação diária das emissoras. Demostenes sugeriu a discussão desses projetos de maneira global, no que foi apoiado pelos senadores Hélio Costa, Romeu Tuma e Maguito Vilela (PMDB-GO).

Ao encerrar a reunião, Hélio Costa informou que representará o Senado em reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, sobre novas formas de financiar o desenvolvimento. O presidente da CE irá na condição de membro da União Interparlamentar Brasileira e falará por 15 minutos para representantes de 70 países. O senador defenderá a conversão da dívida externa em investimentos em educação e também pedirá a realização de uma auditoria na dívida externa brasileira.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2005/06/07/criado-o-dia-da-amizade-brasil-israel