quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

O otimismo está de volta ✰ Artigo de Alexandre Garcia

O melhor indício de que o otimismo está de volta é o resultado de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria encomendada ao Ibope. No geral, a pesquisa mostra o seguinte: metade dos brasileiros pesquisados está otimista, um quarto está neutro e o outro um quarto está pessimista. Então, a maioria já está otimista.
Dos empresários da indústria pesquisados, 60% acreditam que o governo está no caminho certo. A pesquisa feita em outubro mostra um crescimento de 0,8% do setor de serviços. Se a gente pegar outubro de 2016 o resultado era de queda de 1,7%.
Há quem esteja prevendo, inclusive, um crescimento do Brasil para o ano que vem de 3%. Esse ano vai ter um aumento de 1,2% no PIB. Só que a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe está prevendo um crescimento de 0,1%. Ou seja, provavelmente o Brasil vai crescer 12 vezes mais, em números relativos, que o restante do continente.
A taxa Selic está no recorde e foi baixada ainda mais para 4,5%. Já estão dizendo que no início do ano vai chegar a 4%. A Caixa Econômica Federal está acompanhando isso no empréstimo imobiliário e até já baixou os juros. Os grandes bancos, por sua vez, vão ter que correr atrás também.
Neste momento os números são ótimos. O S&P, que é uma espécie de cadastro da confiança mundial, subiu o posicionamento do Brasil. A gente está começando a chegar perto do ponto de bom pagador, estamos com BB-, e continuamos a subir.
Alexandre Garcia - Jornalista

Nenhum comentário: