sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Pesquisa Veja/FSB: Lula empata com Bolsonaro e Moro no 1º turno e perde para os dois no 2º

A Revista Veja divulgou hoje (6) nova pesquisa eleitoral em que reforça o atual cenário de polarização entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
De acordo com Veja/FSB, Lula está tecnicamente empatado com o candidato da situação no primeiro turno, seja ele Bolsonaro ou Moro. Nos dois cenários, o petista tem 29% das intenções de voto, contra 32% dos dois adversários. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Já no segundo turno, Lula perde para os dois. Na simulação, Bolsonaro fica com 45% contra 40% de Lula, e Moro alcança 48% dos votos válidos ante os 39% do ex-presidente. Entre Bolsonaro e Moro, os dois empatam tecnicamente, cada um com 36%.
A polarização espreme os candidatos de centro, que ostentam porcentuais longe de levá-los ao segundo turno – Ciro Gomes (PDT), Luciano Huck (sem partido), João Amoêdo (Novo) e João Doria (PSDB), por exemplo, chegam a perder para “nenhuma das alternativas”.
Essa é a primeira pesquisa feita desde que Lula saiu da prisão, após 580 dias encarcerado na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR). Ainda segundo Veja/FSB, o levantamento ouviu 2.000 eleitores por telefone, nos 26 estados e no Distrito Federal – de 29 de novembro a 2 de dezembro. 

Nenhum comentário: