sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Um replay da Revolução dos Bichos Brasil ✰ Comentário de Humberto de Luna Freire Filho

Há muito li a Revolução dos Bichos do escritor George Orwell, uma obra que foi interpretada como uma fábula satírica sobre os descaminhos da Revolução Russa. Mas que eu sempre faço uma associação entre os personagens da obra a alguns elementos da política nacional. Um de seus personagens me veio à mente hoje após a autorização dada pela justiça para que o ex tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Vaccari Neto deixasse a prisão em Curitiba.
Ele, segundo todos nós sabemos, é um dos três tesoureiros do partido que já foram enjaulados, e agora passa a cumprir o que restou da sua pena de cerca de oito anos em regime chamado semiaberto, depois de permanecer por quase 5 anos em regime fechado, em parte, acredito, por ter-se negado a fazer delação premiada poupando a bandidagem do partido. Essa conduta de trabalhador incansável e cumpridor de ordens e submissão foi o suficiente para que eu o classificasse de O SANSÃO do partido.
Sansão era o cavalo forte da granja, cumpria todas as ordens que lhe eram dadas sem reclamações, era o que mais trabalhava entre os animais, não era de muita inteligência, mas sobrava-lhe fidelidade à causa dos animais. Representa o proletariado, o homem fiel, trabalhador, aquele que não questiona porque nem ao menos tem inteligência para isso, mas que cumpre suas obrigações humildemente, convicto de que é para isso que ele existe. E para não fugir à regra, Vaccari em sua primeira entrevista elogiou todos os amigos do partido e condenou o juiz Sergio Moro por sua “injusta” condenação.
Humberto de Luna Freire Filho - Médico – Cidadão brasileiro sem medo de corruptos

Nenhum comentário: